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A importância do bom conteúdo nas mídias sociais

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Após postar o texto sobre “Transformar Perfis do Facebook em Fan Pages”, muitas pessoas me indagaram sobre uma possível diminuição da interação com os “Fãs”. Desta forma, resolvi retomar a linha de raciocínio feita no primeiro post sobre “Social Media Marketing”.

 

Como disse anteriormente, o social media marketing deve ser pensado de acordo com os possíveis consumidores da sua marca/produto, já que estes possuem autonomia para selecionar as informações que desejam consumir dentro da internet. Portanto, todas as ações devem ser friamente pensadas a fim de acrescentar algo relevante para este público. Mas o que é relevante para o público que está consumindo esta marca/produto? Como lidar com a diversidade de pessoas dentro dos canais? Como lidar com a peculiaridade de cada canal?

 

Estou levantando estas questões para pensarmos em algo que é o principal alicerce de todo o sucesso ou fracasso das ações em mídias sociais, o CONTEÚDO!!! Encontrar palavras, imagens ou vídeos que atinjam os consumidores de uma marca não é tarefa fácil. Até mesmo porque existe uma série de critérios para que as mensagens transmitidas nas ações de mídias sociais cheguem até o publico alvo.

 

O responsável por selecionar estes conteúdos para as pessoas da rede é conhecido como algoritmo. Eles filtram todas as informações e mostram apenas o que seria relevante para nós, seja no Google ou nas mídias sociais. O facebook possui tal ferramenta para selecionar o conteúdo da timeline.

 

É assim que o facebook integra as pessoas, fazendo com que fiquem mais conectadas umas com as outras através de interesses comuns, como música, filmes, atividades, entre outras. A rede seleciona o conteúdo publicado por você, suas características básicas, seus interesses, suas interações dentro da rede e através de cálculos apresenta o que julga ser relevante e compatível com você.

 

O mecanismo funciona da mesma forma com as páginas, quando publicamos algum conteúdo relevante que é comentado ou compartilhado ele aumenta o “efeito viral” daquela informação, aumentando cada vez mais a quantidade de pessoas que visualizaram as informações publicadas, seguindo através da influencia de cada pessoa em sua rede de amigos. Esta é então a importância de conteúdos relevantes.

 

Quando algum de nossos melhores amigos compartilha um link ou uma imagem, certamente acabamos conferindo o conteúdo que existe nela, gerando assim o efeito viral. Porém, muitas pessoas estão criticando o uso destes algoritmos, já que eles ”diminuem” a diversidade existente nas conexões dentro das mídias. Em um vídeo publicado no mês de setembro de 2011 no IDEA WORTH SPREAD, Eli Pariser argumenta a questão destes algoritmos que são “filtros de conteúdo”.

 

Portanto devemos pensar em todas as informações transmitidas nas campanhas, focando em ações virais e relevantes, para não transmitirmos conteúdos desconexos com a realidade das empresas/marcas/produtos gerando assim possíveis crises, conforme o post sobre “Marketing Viral: solução ou problema?”.

 

 

Fonte: RnW Marketing Digital

 

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