Muito prazer. Nós somos a Combo.

A Combo é uma agência de publicidade com foco em comunicação integrada de marketing. Articulamos os diversos canais de comunicação para que a empresa dialogue de forma eficaz com seu público, a fim de que seus objetivos de marketing sejam alcançados.

Nossas soluções

ASSESSORIA
Marketing e Comunicação

AÇÕES
- Identidade Visual
- Promoção de Marca
- Promoção de Venda
- Marketing Digital

Blog

Os mais virais de 2013

Comentários desativados em Os mais virais de 2013

 

Nada de coadjuvantes. Os comerciais desta lista foram protagonistas do ano de 2013, conquistando atenção espontânea e tornando-se os mais compartilhados do ano.

 

O ranking anual divulgado pela Unruly Media tem um gosto especial para brasileiros: a campanha mais viral do ano traz DNA nacional. O vídeo “Dove Retratos da Real Beleza”, criado pela Ogilvy Brasil, ocupa o primeiro lugar na lista.

 

A compilação continua com uma boa amostra das maiores apostas das marcas este ano: filmes de orçamentos hiperbólicos do Super Bowl, por exemplo, estão ao lado das onipresentes pegadinhas. É belo um panorama do que tem dado certo no marketing viral – e dos vídeos com o potencial de se tornarem clássicos da propaganda.

 

A métrica utilizada é a quantidade de compartilhamentos dos vídeos nas redes sociais. Relembre os comerciais que fizeram muitos se divertirem e se emocionarem:

 

 

1. Dove – Retratos da Real Beleza

4,2 milhões de compartilhamentos

 

O minidocumentário é obra da agência de publicidade Ogilvy Brasil, que criou a campanha global para a marca Dove a pedido da Unilever. No vídeo, o artista forense americano Gil Zamora criou retratos falados das mulheres com base na sua autodescrição, e, depois, de acordo com o testemunho de terceiros. O comercial conseguiu mostrar, com sensibilidade, que as voluntárias viam-se de uma maneira pouco generosa.

 

2. Geico – Happier than a Camel on Wednesday

4,0 milhões de compartilhamentos

 

O comercial da gigante dos seguros Geico tem muito pouco a ver com carros ou planos automotivos. O vídeo apresenta um camelo chamado Caleb que vaga por um escritório fazendo uma pergunta simples – “Que dia é hoje?” – Até que ele recebe a resposta que ele quer: “É dia de corcunda.” O bordão caiu na boca do povo nos Estados Unidos, transformando o vídeo em um dos virais do ano.

 

 

3. Evian – Baby&Me

3,3 milhões de compartilhamentos

 

Um elenco de bebês fofos e dançantes foi novamente a aposta da agência parisiense BETC para a campanha da água mineral Evian. A marca, que chamou a atenção em 2009 ao mostrar bebês fazendo malabarismos sobre patins, voltou a apostar nos pequeninos. O vídeo já se aproxima das 67 milhões de visualizações.

 

4. Kmart – Ship My Pants

3 milhões de compartilhamentos

 

A rede varejista Kmart investiu no humor para promover compras com frete grátis em seu site oficial. Com apenas 35 segundos e uma piada principal – a frase “I ship my pants” – o comercial ultrapassou as 20 milhões de visualizações até o fechamento desta matéria.

 

5. Cornetto – Yalın – Keyfi Yolunda, Aşkı Sonunda

2.9 milhões de compartilhamentos

 

A campanha de Cornetto na Turquia deu certo apostando num clássico: o amor adolescente. Dois jovens passeiam por belos pontos turísticos de Paris trocando olhares ao som de música pop. Com seus três minutos e meio, o vídeo tem jeitão de videoclipe – com direito a particpação do artista

 

6. Budweiser – Brotherhood

2,7 milhões de compartilhamentos

 

A marca da Ab-Imbev é uma das maiores anunciantes do Super Bowl, mas nenhum de seus outros vídeos atingiu tanto o público quanto o “The Clydesdales – Brotherhood”. Pela primeira vez, os cavalos da raça símbolos da marca ganharam um comercial para chamar de seu. Do berço ao auge, a relação de um criador de cavalos e um dos animais é mostrada no emotivo filme, criado pela Anomaly.

 

7. Pepsi MAX – Test Drive

2,6 milhões de compartilhamentos

 

A mais famosa na longa lista de pegadinhas que marcaram o ano. No vídeo, a Pepsi escalou o tetracampeão da NASCAR Jeff Gordon para aparentemente pregar uma peça num desavisado vendedor de carros. Fingindo inexperiência, o piloto quase leva o funcionário a óbito. Mais tarde, descobriu-se que as gravações para o vídeo haviam sido ensaiadas.

8. MGM/Carrie – Telekinetic Coffee Shop Surprise

2.1 milhões de compartilhamentos

 

Uma pegadinha assustadora foi criada para promover o filme de terror Carrie: A Estranha. A Sony Pictures adotou a estratégia de pregar uma peça em consumidores para divulgar o filme baseado na obra do escritor Stephen King. Em uma cafeteria de Nova York, clientes foram surpreendidos por uma mulher raivosa, que, com telecinese, “levanta” uma vítima pela parede.

 

9. Chrysler RAM Trucks – Farmer

1,8 milhões de compartilhamentos

 

Classificado como um dos melhores do ano pelos próprios publicitários, o vídeo de dois minutos promove os carros RAM da Chrysler. Mais uma vez, a montadora tomou para si o compromisso de falar sério no intervalo publicitário do Super Bowl, a final do campeonato nacional de futebol americano, e entre imagens de tirar o fôlego e uma narração solene, fez um tributo aos agricultores americanos. A criação é da Wieden + Kennedy.

 

10. Volvo Trucks – The Epic Split feat. Van Damme

1,8 milhões de compartilhamentos

 

Num ano com concorrentes fortes, a Volvo conseguiu emplacar a décima posição entre os mais virais com um vídeo lançado no fim de novembro. A marca mostrou o astro belga Jean-Claude Van Damme realizando sua abertura “espacate” entre dois caminhões da montadora. Foi um sucesso estrondoso. O objetivo? Demonstrar a precisão e estabilidade da “Volvo Dynamic Steering”, tecnologia que faz com que o modelo Volvo FM seja mais fácil de dirigir. Até o fechamento desta matéria, o vídeo tinha 57 milhões de visualizações.

 

11. Neft Vodka – Biting Elbows

1,3 milhões de compartilhamentos

 

Frenético, violento, e beirando o impróprio para se assistir no trabalho, o vídeo “Biting Elbows”, patrocinado pela marca de vodkas Neft, leva você para uma viagem insana em primeira pessoa – ao som de eletro punk-rock, e com jeito de video game.

 

12. True Move – Giving

1,2 milhões de compartilhamentos

 

Uma mensagem simples, porém otimista, parece ser a razão por trás do sucesso deste comercial tailandês. O viral conta a história emocionante de um dono de restaurante que tem o hábito de fazer pequenos gestos generosos em sua rotina. O desfecho inesperado mostra o alcance conquistado pelas atitudes do protagonista, e como elas podem mudar vidas. O filme é da operadora de telefonia tailandesa True Move, e leva como slogan a frase “Generosidade é a melhor forma de comunicação”.

 

13. Girls Don’t Poop – PooPourri.com

1,2 milhões de compartilhamentos

 

Para vender o seu produto – uma espécie de desodorizador extra forte para banheiros – a marca Pooporri apostou (certo) no humor. No vídeo, uma garota-propaganda de sotaque britânico e elegantemente vestida prova por A + B porque as mulheres precisam agir como se jamais fossem ao banheiro. E, em momentos de necessidade, a solução é disfarçar todas as evidências que possam ter permanecido do ato.

 

14. GoPro: Fireman Saves Kitten

1,2 milhões de compartilhamentos

 

O resgate real de um filhote de gato abandonado em péssimas condições, numa casa destruída por um incêndio, é o tema da campanha da fabricante de câmerasGoPro. Com o slogan “Be a Hero” (Seja um herói, em tradução livre), a filmagem traz o ponto de vista do bombeiro americano Cory Kalanick, enquanto ele responde a um chamado para resgatar o gatinho, que ficou inconsciente em uma casa repleta de fumaça. A filmagem foi feita na cidade de Fresno, na Califória, Estados Unidos.

 

15. Phonebloks – Phonebloks

1 milhão de compartilhamentos

 

Um designer holandês criou um projeto de telefone celular em módulos, cujas peças podem ser substituídas ou trocadas quando necessário, desobrigando o dono a comprar um novo aparelho toda vez que uma parte deixa de funcionar. O vídeo criado para promover a ideia ultrapassou as 18 milhões de visualizações até o fechamento desta matéria.

 

16. Three – DancePonyDance

1 milhão de compartilhamentos

 

Pôneis. Dançando. A mera junção das duas ideias garantiu à rede mobile Three um milhão de compartilhamentos. Quando a execução do vídeo assume a intenção de ser boba (e divertida), mostra que acertou na comunicação com a web.

 

17. K-Mart – Show Your Joe

1 milhão de compartilhamentos

 

Comerciais de Natal costumam ser previsíveis, variando pouco acerca de temas sentimentais e da celebração do amor em família. Para quebrar essas regras, a rede varejista Kmart investiu no humor. Em parceria com a marca de cuecas Joe Boxer, a empresa colocou seis modelos para tocar o tradicional clássico americano Jingle Bells de um jeito, no mínimo, diferente. A expressão “Jingle Balls” (bolas tilintando, em tradução livre) define bem o conceito.

 

 

18. H&M – Short film directed by Guy Ritchie starring David Beck

928 mil compartilhamentos

 

Mistura de jogador de futebol, galã e fashionista, David Beckham assinou uma linha de roupas de baixo para a H&M. Para promover a nova coleção, a agência Marc Atlan Design contou com os reforços de Guy Ritchie na direção de um curta-metragem estrelado por um Beckham de cuecas correndo pelas ruas de Beverly Hills.

 

19. Grand Theft Auto V: Official Gameplay Video

841 mil compartilhamentos

 

O vídeo com as primeiras impressões do game mais aguardado – e mais vendido – do ano logo espalhou-se pela internet. Produzido pela Rockstar Games, o jogo tem quebrado recordes com números impressionantes. Além de ser o game mais caro de todos os tempos, com custos estimados em US$ 266 milhões, o GTA V rendeu US$ 1 bilhão em seus três primeiros dias de vendas, o equivalente a cerca de 17 milhões de cópias.

 

20. Official PlayStation Used Game Instructional Video

764 mil compartilhamentos

 

A briga entre os lançamentos do Playstation 4 e do Xbox One em 2013 ganhou um capítulo extra com esse vídeo institucional da Sony. Numa alfinetada contra a concorrente Microsoft, a rival zombou da política inicialmente restritiva da fabricante do Xbox com o compartilhamento de jogos usados. Com apenas 22 segundos, o vídeo demonstra a maneira correta de compartilhar um jogo de PS4 com um amigo: entregando-o a ele.

 

 

 

Fonte: Exame

 

Combo Publicidade
Agência de Publicidade em Fortaleza
Assessoria em Comunicação

 

Comments are closed.