Muito prazer. Nós somos a Combo.

A Combo é uma agência de publicidade com foco em comunicação integrada de marketing. Articulamos os diversos canais de comunicação para que a empresa dialogue de forma eficaz com seu público, a fim de que seus objetivos de marketing sejam alcançados.

Nossas soluções

ASSESSORIA
Marketing e Comunicação

AÇÕES
- Identidade Visual
- Promoção de Marca
- Promoção de Venda
- Marketing Digital

Blog

Promotores de venda

Comentários desativados em Promotores de venda

Todo consumidor um dia foi conquistado por uma amostra grátis ou pelo teste de algum produto novo. Essas ações de divulgação geralmente são feitas por promotores de vendas. A interação pode levar a um aumento do consumo ou simplesmente informar possíveis clientes sobre os pontos positivos da marca.

 

A Top People, empresa especializada em serviços de trade marketing no ponto de venda, trabalha há 15 anos com esse tipo de profissional. Ela diz que esse tipo de estratégia tende a humanizar mais a marca e traz números bastante positivos. Após ação realizada no Rio de Janeiro, por exemplo, feita numa grande rede varejista, uma marca de eletrodomésticos aumentou em 75% as vendas de produtos em comparação ao mês anterior.

 

A empresa presta serviços que abrangem o planejamento das ações, o monitoramento dos promotores e a análise de resultados, que fornece informações ao cliente para tomada de decisões estratégicas.

Além de aproximar a empresa do consumidor, as ações feitas com promotores fidelizam os clientes e abrem oportunidades de apresentar outros produtos. “O brasileiro muitas vezes não se interessa por um produto por conta própria. Esses promotores ajudam nesse processo e também estimulam o crescimento de compras por impulso”, afirma Ádila Ribeiro, diretora da Top People.

 

Ádila conversou com Pequenas Empresas & Grandes Negócios e deus dicas de como usar esse tipo de estratégia com sucesso.

 

1. Diagnóstico

Analise qual produto você quer anunciar e o local apropriado para fazê-lo. É importante saber que tipo de consumidor frequenta o local, qual sua classe e se serão receptivos ao tipo de abordagem de um representante.

 

2. Treinamento

Prepare e municie cada representante com o maior número de informações possíveis sobre o produto. Trabalhe como será a abordagem e as técnicas de vendas que serão usadas.

 

3. Coordenador

Dependendo do número de representantes – que devem ser dosados de acordo com o tamanho ou objetivos de cada campanha –, a empresa precisa considerar a contratação de coordenadores para supervisionar se tudo esteja correndo como o planejado. A execução precisa de um acompanhamento próximo para direcionar, verificar diretrizes e analisar os resultados.

 

4. Medir os resultados

Compare números para saber se a estratégia está realmente dando resultados. Tente entender os fatores que podem afetar ou não suas ações: a distribuição, pouca aceitação. É o representante que trará todo esse feedback e isso ajudará na adaptação da estratégia e do próprio produto.

 

5. Custos

Ter um promotor não é algo muito barato – cada um deles pode custar cerca de R$ 2.800 por mês –, portanto você precisa analisar seus resultados para saber se deve continuar ou apenas reduzir o seu número.

 

Fonte: Revista PEGN

 

 

Combo Publicidade
Agência de Publicidade em Fortaleza
Assessoria em Comunicação

Comments are closed.